Na Semana de Extensão da URCA

Esta semana, estivemos reunidos para a oficina “Mapas sonoros”, oferecida na programação da Semana de Extensão da URCA – Universidade Regional do Cariri, na cidade do Crato. A atividade foi sediada no Labocart – Laboratório de Cartografia e Foto Interpretação e contou com a participação de estudantes de várias localidades da mesorregião do Sul Cearense, além de mim, Thaís Aragão, o produtor José Rômulo Mesquita e as professoras Clesley Maria Tavares do Nascimento e Daniely Guerra, ambas do Departamento de Geociências.

Na primeira manhã (06/11), estivemos no laboratório discutindo cartografia sonora, a partir da exposição de vários casos no Brasil e no mundo. No dia seguinte, saímos a campo, percorrendo a trilha das praças do Crato, previamente preparada pela equipe do Labocart.

Esta postagem, aqui no blog Escuta Nova Onda, é um trabalho coletivo do grupo participante da oficina. Reuniremos aqui materiais resultantes desses dois dias, produzidos por vários participantes. Nosso objetivo é compor uma pequena cartografia sonora, a modo de exercício. Portanto, nos próximos dias, esta postagem será atualizada com essas contribuições. Fiquem atentos!

 

Fotografias selecionadas por Isaac

Relato de Daiane

Os sons que foram perceptíveis durante o trajeto percorrido foram variados. Parecia uma partitura com semibreves, semicolcheias, pausas e ritmos; como uma melodia incrível com suas características e particularidades.

No início da trilha, ao sair da URCA pela manhã de quarta-feira (07/11/2018), podia-se ouvir os sons contínuos dos carros, motos, buzinas, conversas e passos e compassos da vida agitada das pessoas, que percorrem suas rotas diárias de trabalho e atividades. Na Praça da Sé, foi audível o som de propagandas e a presença de pisadas de cavalo de uma carroçaria vazia no Centro. Logo em seguida, foi apreciável o sino da igreja matriz Nossa Senhora da Penha, de forma contínua e singela: blim-blém, blim-blém…

No mesmo trajeto, na rua Dr. Miguel Lima Verde, ouvimos por algumas caixas de som no topo dos postes de luz a rádio (comunitária?) que tocava variadas músicas, desde o reggae até o pop. Até então, na vida estressante que levamos, não nos deixamos perceber esses gêneros musicais.

Logo adiante, na Praça Siqueira Campos, os sons foram diferenciados. Havia grupos de senhores aposentados jogando e outras pessoas vendendo seus produtos. Dava para ouvir o gênero musical brega, que era apreciado por esses senhores. Era nítida a familiaridade que eles tinham com o espaço.

Prosseguindo o a trilha, o próximo ponto foi a Praça São Vicente, em que destacam os sons dos pássaros. Na Praça Cristo Rei, os sons dos pássaros se destacam também. O mais diferente desse espaço é que é bem calmo. Não possui tanto fluxo de pessoas. Por outro lado, os sons de ônibus são fortes, pois é um local onde as pessoas esperam para percorrer suas rotas para outras localidades e cidades. Em pouco tempo, foi possível ouvir agitação das crianças em horário de recreio.

Por fim, concluímos a rota na Praça da RFFSA, onde esperamos a saída do Metrô do Cariri – ou melhor, o trem do Cratinho de Açúcar. É um som forte e peculiar daquele lugar. Sob esse contexto, o ambiente sonoro e definido por marcas sonoras que estão em constantes transformações, portanto vale lembrar que as composições sonoras que foram ouvidas durante o trajeto estão em constante metamorfose no espaço urbano.

Daiane Luzia da Silva Otávio é estudante de Licenciatura em Geografia da URCA

 

Gravação do percurso

(Por enquanto, disponível aos participantes. Em breve, tornaremos pública.)

 

Galeria de fotos da prof. Daniely

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário