No sábado, 18 de julho, o projeto Percursos Urbanos, promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, participa do Dia Mundial da Escuta 2015. Pela primeira vez Fortaleza integra a programação internacional de eventos realizados anualmente no aniversário de Murray Schafer, criador do conceito de paisagem sonora e impulsionador da área da Ecologia Acústica.
O tradicional ônibus do projeto levará o público a lugares onde a capital cearense se encontra com as águas. Nesses espaços, podemos perceber com mais facilidade as relações entre o humano, o natural e o maquínico, três esferas cuja coexistência é fundamental para nossas vidas na contemporaneidade.
Este ano, o tema é “H2O”. A água tem rapidamente se tornado uma mercadoria no século XXI e muitos efeitos catastróficos do aquecimento global envolvem de alguma maneira essa substância tão vital. Cerca de 750 milhões de pessoas em todo o mundo têm pouco ou nenhum acesso à água potável. Assim, a atividade repercute a necessidade de uma mudança no nosso pensamento e em nossas ações coletivas em relação à água, de forma global.
A mediação será de Thaís Aragão, jornalista e produtora cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e doutoranda em Comunicação na Unisinos (RS), ela vem pesquisando a relação entre espaço, som e mídia. Mais informações no site dos Percursos Urbanos ou do evento no Facebook.
Quando terá novamente? Não pude ir nesse :(
Oi, Sarah. O Dia Mundial da Escuta acontece anualmente, sendo necessário apenas que haja pessoas em sua cidade dispostas a realizar atividades ligadas ao evento mundial. No caso dos Percursos Urbanos, eles acontecem semanalmente aos sábados, em Fortaleza, com temas diversos. Obrigada pelo interesse.