Como dobram os sinos

Um dos sons mais impressionantes da vizinhança sempre me pareceram os sinos da igreja desta paróquia. Quase sempre me dou conta quando começam a soar. Mas foi há apenas uma semana que percebi que, aos domingos, eles tocam pelo menos três vezes ao dia. Talvez isso tenha acontecido pela iminência de me mudar. Ou talvez pelo fato de que agora disponho de um gravador mais apropriado para registrar o som ambiente.

Hoje pude gravar os sinos por dois momentos, de manhã e agora há pouco, antes das 18 horas. O curioso é que de manhã chovia cântaros, e agora faz sol. Gravei do mesmo local, com os mesmos parâmetros. Escute a diferença (recomendo fones de ouvido):

TEMPO CHUVOSO – Sinos da vizinhança às 09:24 da manhã de hoje:

 

TEMPO CLARO – Sinos da vizinhança às 17:26 de hoje:

 

Na primeira faixa da manhã, além da chuva, ouvimos meu vizinho sair de casa. Na segunda faixa, um carro passa pela rua. Os pássaros cantam.

Estou particularmente satisfeita com o registro em estéreo do gravador, que faz ficar bem mais interessante a escuta do deslocamento dos carros, por exemplo. E também porque o serviço de compartilhamento da faixa mostra também a forma da onda (waveform).

Bom, vou me concentrar aqui, porque os sinos ainda soam mais uma vez hoje.

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s