Esse trabalho evoca muita coisa. Para alguns, até o espírito de um dos maiores corredores de todos os tempos. No mínimo, rastros sonoros de mentes brilhantes em seus melhores momentos.
A partir de dados deixados por Ayrton Senna, a Honda trouxe novamente para a pista de Suzuka o ronco do motor que projetou para a McLaren MP4/5 manejada pelo piloto em 1989, quando ele quebrou o recorde do circuito no treino classificatório do GP do Japão. A instalação – que se desdobra em uma série de vídeos (inclusive documentário e 3D) – dura o tempo cravado de 1min38s041. Ressoa!
Vale a pena clicar em “Sound & Data” e “3D View” no hotsite do Ayrton Senna 1989 Project, e acompanhar o som pari passu com as informações de velocidade, câmbio, rotação do motor, tempo na volta, localização no traçado da pista, distância da reta de chegada. A Honda não poderia recriar essa experiência – e nós não poderíamos participar dela – se não fosse a tecnologia de telemetria que a empresa estava lançando naqueles anos 80, e que está sendo lembrada com essa ação.